[Hospedagem] Resolvendo o problema do erro 500 com o Wordpress 3.0 no 1and1

Publicado em

Encontrei uma nova empresa de hospedagem que parece ser legal. Estou falando da 1and1. Criei um outro blog lá para aproveitar o preço e testar o serviço.

Para quem estava acostumado com os serviços do GoDaddy como eu estou, confesso que senti um pouco de dificuldade para encontrar as coisas. Não há instalação automatizada do Wordpress. Eles até tem scripts que automatizam a instalação de vários outras aplicações web mas o WordPress que a gente tanto ama não faz parte do pacote. Tudo bem, vamos fazer a instalação manual. Configurar o domínio, criar o usuário FTP, criar o banco de dados, fazer o upload do WordPress, tudo ok.

O problema apareceu quando fui tentar instalar o WordPress. A terrível mensagem apareceu no meu browser

Error 500 – Internal server error An internal server error has occurred! Please try again later.

O que teria acontecido? Pesquisei um pouco na Net e descobri que outras pessoas tiveram o mesmo problema. Este site me salvou o dia (ou a noite, não me lembro) !

O problema é que os servidores da 1and1 estão configurados para tratar os arquivos PHP com a versão 4 do interpretador. Para resolver este problema, basta criar ou alterar o arquivo .htaccess localizado no diretório principal do WordPress (diretório raiz ou o diretório onde está localizado o seu blog no servidor) Atenção pois este arquivo pode não aparecer no seu cliente FTP por estar no formato oculto (.nomearquivo)

Crie o arquivo .htaccess ou o altere para incluir as seguintes linhas: AddType x-mapp-php5 .php AddHandler x-mapp-php5 .php

Pronto, vá até o browser e chame novamente a URL de seu blog. A partir de agora, todos os arquivos presentes a partir da pasta onde o arquivo .htaccess se localizar serão processados pela versão 5 do PHP (PHP5).

Espero ter ajudado. Aguardem novos posts sobre o desempenho do 1and1.

1and1 Hospedagem

Sobre o Blog do Neto

Blog do Neto é o espaço na internê onde eu publico tutoriais, dicas e novidades sobre programação - mais notavelment Android, Java e Linux.