GWT - Google Web Toolkit - uma introdução

Publicado em

[caption id="attachment_316" align="alignleft" width="150" caption="Google Web Toolkit"]Google Web Toolkit[/caption]

GWT - Google Web Tookit - é um framework opensource desenvolvido pelo Google para o desenvolvimento de aplicações web baseadas em componentes visuais. O objetivo é tornar o desenvolvimento de aplicações web semelhante ao de um aplicativo desktop (orientado a eventos). Rivaliza com o JavaServerFaces (JSF) da Sun.

Mas o que há de tão especial neste **_framework*_?*

Você com certeza já usou o Gmail e outras aplicações do Google como Google Reader, certo? Já imaginou como estas aplicações foram feitas? Foram construídas usando o Google Web Toolkit (GWT daqui em diante). Se você já desenvolveu qualquer aplicação web sabe da dificuldade que é fazer com que ela funcione em todos os browser (pelo menos nos 5 browsers mais usados - Internet Explorer, Firefox, Opera, Safari e Chrome). Além do layout (dá-lhe CSS[bb] e (X)Html), funcionalidades escritas em Javascript simplesmente não funcionam de maneira igual em todos os browsers. Com o advento do AJAX, tudo ficou mais bonito e funcional, como numa aplicação desktop escrita em VB, Delphi ou mesmo Swing ou AWT. Chega de refresh a combo selecionado. Mas como nem tudo é festa, o AJAX também tornou as aplicações mais complexas tanto no lado do cliente (browser) quanto do servidor (Java, .NET, PHP, etc) - que o digam quem já teve que fazer um debug numa funcionalidade que envolva AJAX.

Daí o GWT apareceu e resolveu o problema de muita gente - escreva tudo em Java, esqueça Javascript - apesar de super poderosa quase ninguém sabe programar direito. Juntou conceitos e padrões como layout managers, componentes visuais e eventos. O GWT gera o HTML e o Javascript para você!!! Use e abuse do Eclipse[bb] e seu ambiente de desenvolvimento e debuging.

Parece muito bom mas quanto custa? O GWT é opensource e usa a licença Apache 2.0. Leia mais sobre o licenciamento do GWT aqui.

Como faço para começar a usar? Faça o download a partir deste endereço http://code.google.com/webtoolkit/download.html

Bom, o que eu tinha para escrever nesta introdução era isso. Fique ligado pois escreverei novos artigos sobre GWT.

Sobre o Blog do Neto

Blog do Neto é o espaço na internê onde eu publico tutoriais, dicas e novidades sobre programação - mais notavelment Android, Java e Linux.