Cloud computing - apenas um modismo?

Publicado em

Uma das tendências da indústria de tecnlogia da informação é a computação na nuvem (cloud computing). Migrar os sistemas e os dados da sua empresa (e de seus clientes) para a internet pode parecer perigoso e ao mesmo tempo tentador. Mas afinal, vale a pena seguir este movimento?

Para startups de tecnologia, a computação na nuvem cai como uma luva. Nunca foi tão fácil e barato lançar um serviço ou aplicação na Internet. Com o modelo “pague o que você usa”, a conta inicial fica barata e só vai subindo conforme o negócio vai dando certo. Não é mais necessário gastar milhares de dólares para colocar um servidor (físico) online. E tampouco é necessário gastar milhares de dólares mensais com licenças de software - toda a computação em nuvem está baseada em software livre. E de quebra, você ganha alta disponibilidade e escalabilidade “out of the box”.

Mas para empresas maiores, já consolidadas, a computação em nuvem é interessante? Muitas dizem que não - se por um lado você abre mão de ter que manter dezenas, centenas de servidores, por outro, você delega toda a segurança do seus dados a outra empresa. E, de acordo com alguns estudos, manter um serviço na nuvem só é financeiramente interessante até certo ponto. Por isso, muitos estão deixando a nuvem conforme seus negócios vão crescendo.

De qualquer forma, a computação na nuvem é algo que veio para ficar. Com ela podemos comprar a capacidade de processamento ociosa de outras empresas que estão na nuvem e montarmos “clusters” para processar uma quantidade de dados massiva durante alguns minutos e horas e por um custo muito baixo. Podemos validar um modelo de negócio de um novo serviço a um custo irrisório. Podemos lançar um serviço online de maneira muito rápida.

Independente do tamanho da empresa, a computação em nuvem pode ser (bem) usada. Sempre há casos onde ela poderá ser adotada. E o melhor, há a possibilidade de qualquer empresa criar sua própria nuvem privada com sistemas abertos como OpenStack e assim otimizar seus recursos computacionais.

Sobre o Blog do Neto

Blog do Neto é o espaço na internê onde eu publico tutoriais, dicas e novidades sobre programação - mais notavelment Android, Java e Linux.